A Governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, prestigiou na tarde desta quarta-feira, 05 de Novembro, a Cerimónia de Inauguração da Exposição de Gravuras "A Conquista do Cosmo", do consagrado artista espanhol Salvador Dali, que teve lugar no Anfiteatro do Instituto Politécnico de Artes Walter Cambodja, no Município do Cuito no âmbito das celebrações dos cinquenta anos de Independência Nacional.
A apresentação da exposição, que reúne obras do famoso artista, antecedida pela descrição da vida e obra do conceituado artista foi procedida pelo Presidente da Universidade Internacional do Cuanza e representante da FUNIBER no Bié, Carlos Martinez, que enfatizou a contextualização e o valor cultural das obras de Salvador Dalí, numa simbiose entre a arte, a ciência e a imaginação trazidas à realidade pelos mais distintos pontos do planeta patenteada em Luanda.
No discurso de Abertura, a Governadora Provincial do Bié, Celeste Adolfo, manifestou palavras de gratidão pelo convite endereçado para prestigiar a abertura da exposição das obras do renomado artista e pela eleição da província do Bié como palco principal este ano, um marco símbolo na história da arte e da cultura.
A Governadora, agradeceu igualmente à Embaixada da Espanha, a Universidade Internacional do Cuanza e a FUNIBER por juntarem-se às celebrações dos cinquenta anos de Independência de Angola. Por essa razão, apelou a classe estudantil da província, os amantes das artes, académicos e pesquisadores a aderirem em massa à exposição que terá a duração de trinta dias, para que obtenham mais informações sobre Salvador Dalí.
Recorda-se que Salvador Dalí, foi um artista plástico espanhol, conhecido por suas obras surrealistas e sua personalidade excêntrica, considerado um dos principais representantes do surrealismo, movimento artístico que buscava explorar o mundo dos sonhos e do inconsciente.
Suas obras são repletas de símbolos e metáforas, que refletem sua fascinação pela psicanálise e pela religião. Foi um mestre da técnica, utilizando métodos como o "método paranoico-crítico" para criar imagens que desafiam a lógica da realidade tais como: a Persistência da Memória; o Elefante Espacial; A Tentação de São Antônio". Dalí foi um artista complexo e multifacetado e suas obras continuam a fascinar e inspirar pessoas em todo o mundo.
Bié; Mais que uma Província, uma Paixão.
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO DA PROVÍNCIA DO BIÉ.
-
GOVERNADORA DO BIÉ PRESTEGIA INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO GRAVURAS "A CONQUISTA DO COSMO" DE SALVADOR DALÍ